Difícil é definir personalidade em um mapa natal, já que apresentamos uma personalidade particular à cada grupo de assuntos de uma casa. De fato, podemos mostrar um comportamento quando estamos namorando (casa 5) bem diferente daquele que se expressa quando nos casamos (casa 7).
Neste fórum, vamos tecer algumas interpretações básicas , fazendo uso de possíveis astros domiciliados (isto é, em seu próprio signo) comparando-os aos deuses gregos e relacionando-os com a casa em que o astro e o signo se encontram.
Por exemplo, meu mapa natal apresenta Júpiter (Zeus) em Sagitário e na casa 2. Assim, meu lado Zeus se reflete exatamente na minha economia e bens materiais. Embora eu não seja provido de muitos recursos, gosto de ter coisas boas (ou ao menos sonhar com a possibilidade de tê-las, para ser mais exato). Lembro-me que um amigo certa vez quis me presentear com uma caixa de copos desses de geleia ou requeijão, que ele havia colecionado. "É bom você ter muitos copos em sua chácara, para atender os amigos", defendeu ele. "Tu acha mesmo que eu vou beber ou oferecer água em copos de requeijão em minha casa? pode levá-los de volta ", respondi.
Como filho de Zeus, prefiro os de cristais, mais nobres. Não os tenho! Mas não também não aceito os de requeijão e ou me virando com uns copos de qualidade intermediária.
Obviamente meu Júpiter/Zeus atua em menor grau nas demais casas, conforme a as suas relações com os demais astros em meu mapa. Porém, neste módulo interpretaremos apenas combinações básicas: astro/deus, signo e casa em que ele se encontra.
Na casa 3 do meu mapa, Saturno está colocado em Capricórnio, combinação relativa à Crono. No Mito, Crono decepou o pênis de Ouranós cessando a profícua e desordenada criação do seu pai, passando então a organizar o universo, colocando as coisas em ordem, cada qual em seu lugar. Realmente em sinto assim nos assuntos da casa 3. Por exemplo em relação ao intelecto (assunto da casa 3) orientado para a sistematização da Astrologia, meu grande desafio. Sinto-me bem quando reduzo o conhecimento astrológico tornando-o mais organizado e fiável. Assim, como um pequeno exercício de interpretação, também sinto-me como "filho" de Crono.